• Cleo Araujo

4 Roteiros para fazer no Circuito do Ouro em Minas Gerais

Atualizado: Jul 16

Em 2018, estive em Minas Gerais, no famoso Circuito do Ouro. O objetivo dessa ida era viver a experiência de circular pela Estrada Real e explorar algumas das cidades da história do Brasil colonial. Eu não tinha o blog na época, então, a experiência por lá foi compartilhada apenas pelo Instagram.

Foto enviada pelo Circuito do Ouro: Roteiro Entre Serras Da Piedade ao Caraça

Tenho muita vontade de voltar para ver mais da região, porque o que vi, amei.  

É um destino que envolve muita história do nosso Brasil e a verdade é que 4 dias foi pouco para ver tudo que a região oferece.


Aliás, já fica a dica: reserve, no mínimo, uma semana para fazer todo o roteiro do Circuito do Ouro.


Fotos tiradas na viagem de 2018 em Congonhas e Ouro Preto


O roteiro é uma imersão no passado, na era do Ouro, nas histórias e lendas que envolvem a Inconfidência Mineira.

Para quem gosta de história, cultura e boa gastronomia, esse destino é perfeito. 


Durante a pandemia do Covid-19, recebi um mimo da equipe do Circuito do Ouro que me fez ver que está mais do que na hora (quando puder viajar pós-quarentena, claro) de retornar à região e ir além do que conheci na viagem de 2018.


No mimo, junto com a informação dos roteiros temáticos, vieram iguarias regionais como torrone, cachaça, mel e doce de leite, todas produzidas pelas pequenas famílias empreendedoras dos 15 municípios que fazem parte desse circuito.



Das 15 cidades, conheci apenas Ouro Preto, Congonhas e Mariana. Meu post é para compartilhar com vocês os 4 roteiros do Circuito do Ouro, e inspirá-los a conhecer o lindo interior mineiro e a riquíssima história, cultura e gastronomia local.


O Roteiro Circuito do Ouro: o que é e o que apresenta

O Circuito do Ouro é uma região turística, no interior de Minas Gerais, que integra a Estrada Real e apresenta 4 roteiros, divididos por temáticas, englobando 15 municípios.


Mapa do Roteiro Circuito do Ouro

A ideia do roteiro do Circuito do Ouro é apresentar para o turista a região de um jeito diferente e tornar a experiência inesquecível.

É uma verdadeira imersão no Brasil colonial e cheio de histórias, proporcionando um contato único com eventos e gastronomia mineiras, além de uma oportunidade de apreciar a exuberante natureza e arquitetura da época.

Garanta os melhores preços para o seu hotel na região nesse link


Onde fica o Circuito do Ouro

Alguns dos municípios que fazem parte do roteiro ficam localizados próximos da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e os mais distantes estão até 170 km da capital, no máximo.

Os 4 roteiros do Circuito do Ouro e as cidades que fazem parte


1. Roteiro entre Serras da Piedade ao Caraça

Roteiro religioso que engloba as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O roteiro ideal para os fiéis ou para os apreciadores de santuários, igrejas e monumentos sacros, que foram construídos na era da extração do ouro e que impressionam com seus ricos detalhes.


Imagem de Catas Altas enviada pelo Roteiro Circuito do Ouro


2. Roteiro Cenários da História

Neste roteiro, encontram-se as cidades de Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Roteiro ideal para apreciar a história, arte, cultura, arquitetura e natureza dessas cidades, que foram muito importantes na era do Ouro.


Congonhas - cidade que faz parte do roteiro Entre Cenários da História

3. Roteiro Trilhas, Sabores e Aromas

Roteiro para os aventureiros que gostam do contato com a natureza. Tem também atrativos para os amantes da gastronomia. Cidades que fazem parte do roteiro: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos.



4. Roteiro entre Ruralidades e Personalidades

Cidades de Itabira e Nova Era fazem parte deste roteiro, que é indicado para os que gostam do turismo rural e da natureza. Um roteiro para curtir a cultura tropeira e suas personalidades.


Cidade de Itabira que faz parte do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades- foto enviada pela equipe do Roteiro do Circuito do Ouro
Está pensando em alugar um carro? Acesse esse link para o melhor buscador de preços e em até 12 vezes.

Saiba mais do Circuito do Ouro

Já deu para perceber que tem muito para ver e fazer na região, não é? O bacana é que você também pode personalizar o seu roteiro!

Para mais informações, acesse o site Circuito do Ouro ou o Instagram @circuitodoouro.

As informações do roteiro Circuito do Ouro foram enviadas pela agência Way Content.

Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.

Voltarei à região assim que puder e compartilharei mais por aqui. Se você já visitou alguma cidade do Circuito do Ouro, e quiser dividir a sua experiência comigo, manda um e-mail ou deixe seu comentário, vou adorar saber!

Vista da Praça Tiradentes - foto tirada na viagem em 2018


Se quiser saber mais sobre a história geral de Minas Gerais indico esse livro .


O livro dedica um espaço especial ao século 18, em que Minas se tornou um dos mais importantes polos da economia mundial, graças a suas riquíssimas reservas de ouro e diamante, que financiaram a reconstrução de Lisboa destruída pelo terremoto de 1755 e contribuindo para o financiamento da Revolução Industrial, ponto de partida do capitalismo moderno




Programe sua viagem com meus parceiros:

Aproveite para organizar sua viagem com os links abaixo, assim você ajuda a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso.

Passagens com buscador Skyscanner


Encontre seu hotel no Booking


Viaje conectado e com chip entregue em casa


Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos


Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes