• Cleo Araujo

Baleia Franca e trilha das Praias Secretas em Santa Catarina

Atualizado: Jan 27

No litoral de Santa Catarina, encontra-se uma das mais belas zonas costeiras, que abriga praias lindíssimas e é um destino que adoramos, principalmente para fazer trilhas e curtir nos meses mais quentes.


Nos meses fora da temporada é o destino da Baleia Franca, motivo pelo qual procuramos a região no mês de setembro.




As Baleias Francas podem ser avistadas pela região, nas enseadas, e bem próximo a costa com seus filhotes entre os meses de agosto a novembro


Não há um estudo explicando ao certo o porquê de elas migrarem para a região, mas acredita-se que seja pelas enseadas, com suas águas calmas e em temperaturas mais quentes. Assim, as baleias se sentiriam mais à vontade para poder acasalar, ter o parto e criar seus filhotes por ali nos primeiros meses.


Projeto baleia Franca


A Baleia Franca recebeu este nome por ser um animal dócil e de hábitos costeiros. Porém essas características a tornaram presa fácil em outras épocas.


Em 1994, conta-se que a baleia foi avistada novamente, após algum tempo sem aparecer, e foi então que se iniciou o projeto de estudo e proteção da Baleia Franca. Hoje esta área é chamada de APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca: uma unidade de conservação federal que tem início no sul de Florianópolis e vai até Balneário Rincão.


A finalidade da APA da Baleia Franca é proteger a baleia em águas brasileiras, garantir o uso racional dos recursos naturais da região e a ocupação e utilização do solo e das águas, além de controlar o uso turístico e recreativo das atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.


Deck no inicio da trilha com explicações sobre a Baleia Franca

As principais características para identificar a Baleia Franca são: elas não possuem a nadadeira dorsal, e sim um conjunto de calosidades no alto e nas laterais da cabeça.

A baleia é quase que totalmente negra, e o ventre apresenta manchas irregulares, possuindo uma camada espessa de gordura, que funciona como isolamento térmico. Seu tamanho em fase adulta chega até mais ou menos 18 metros. Uma baleia franca dura em torno de 80 anos e pesa até 60 toneladas.


Também é bem característico da Baleia Franca o hábito do borrifo em forma de V, resultado do ar expelido dos pulmões durante a respiração.



Onde iniciamos a Trilha


Primeiro queremos salientar a importância do acompanhamento de um condutor ambiental pelas trilhas. O turismo ecológico é uma ótima forma de preservar o meio ambiente. Quando feito de forma correta, garante a preservação ambiental e uma convivência mais harmoniosa. Além de defender a natureza, esse tipo de turismo também aumenta os recursos econômicos da região, ajuda a conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação e gera benefícios à comunidade que vive nestas áreas.


Inicio da trilha na Praia da Ribanceira

Para nos auxiliar na região, nossa escolha foi a empresa Trip Encantada, e nosso condutor foi o simpático Rodrigo, que além de nos levar até o local para observar as Baleias Francas, nos conduziu numa sequência pela Trilha para as Praias Secretas.


Condutor Rodrigo nos acompanhando

A trilha inicia na Praia da Ribanceira, situada ao sul da Praia de Ibiraquera, e uma das suas características mais marcantes é a estreita faixa de areia sempre úmida. Falam que é o recanto dos surfistas e praticantes de windsurfe. O acesso pode ser feito pelo centro da cidade ou pela BR-101, através da Praia de Ibiraquera, que foi nossa opção para ficarmos hospedados.



Praia dos Amores

A trilha chamada de Canto Sul é demarcada no início e leva para os costões. Passamos inicialmente por um deck com um mirante e uma explicação sobre a Rota da Baleia Franca.


Antes de chegar ao costão sul passamos pela pequena praia de pescadores, a Praia dos Amores. O nosso condutor Rodrigo da Trip Encantada passou informações e curiosidades a respeito da pesca naquele local.


Fomos muito "sortudos", conforme nos falou o Rodrigo da Trip Encantada, afinal a natureza nos presenteou com um lindo espetáculo das Baleias Francas e seus filhotes.



Baleia Franca dando seu show

Podemos afirmar que é um momento incrível e emocionante ver de tão perto as Baleias Francas. A natureza tem disso: ela surpreende alguns e outros não, porque ver as Baleias Francas depende muito de vários fatores, como dia, hora, clima e uma certa paciência para ficar ali em silêncio, só observando.


DICA: programe o mais próximo ou no mês de setembro. Fomos em setembro e pelo que ouvimos falar é o mês em que é quase impossível não ver as Baleias Francas e seus lindos filhotes dando um show. E vá com tempo, pois o interessante é ficar de 30 minutos a 1 hora no local para observar.

A região venta muito, então prepare-se para enfrentar um vento daqueles (pelo menos no dia que fomos estava bem forte).


Trilha das Praias Secretas


O início desta trilha é o mesmo da trilha da Baleia Franca: passamos pelo Costão da Ponta da Ribanceira e seguimos numa trilha por dentro das ruas mais habitadas da praia (pelo fato de não ter acesso pela costa na época que fomos).


Vista linda pelo caminho da Trilha

Dum lado do caminho as dunas de areias que cercam a Praia da Ribanceira e seu pequeno vilarejo, do outro lado a costa com sua natureza selvagem, sem habitação alguma. Ao longo do caminho o gado pastando e até se sentindo incomodado com a nossa presença (afinal, éramos os invasores do habitat dele).


Durante o trajeto fomos ouvindo histórias curiosas pelo condutor Rodrigo da Trip Encantada, salientando tempos antigos onde a região foi rota de Anita Garibaldi e seu amor Giuseppe Garibaldi, com quem Anita se casou e embarcou para a luta pela proclamação da República e pela independência dos estados do Sul.


Vista do porto de Imbituba

O ponto alto da trilha é a chegada à Praia D'água, que leva esse nome por conta das várias nascentes de água que descem do morro e desembocam no mar.


Praia D'água

Praia preservada, até mesmo porque só dá pra chegar a pé depois de subir e descer morro. A areia é molhada devido às nascentes de água. Um lugar para sentar e apreciar a paisagem.


O retorno é tranquilo, com uma pequena parte em mata mais fechada.

A trilha completa, incluindo a trilha da Baleia Franca dura em torno de 4 horas (ida e volta).


Essa trilha foi em parceria com a Trip Encantada, mas nossos comentários e impressões são opiniões pessoais, pois o que importa para nós é o nosso leitor. Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.


DICA DE HOSPEDAGEM EM IBIRAQUERA


MAIS INFORMAÇÕES:


Valores e mais informações das trilhas direto com a Trip Encantada. Seguem os contatos!

INSTAGRAM https://www.instagram.com/tripencantada/

FACEBOOK https://www.facebook.com/TripEncantada/

WHATSAPP +55 48 9179-3966




Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes