• Cleo Araujo

Enoturismo: 3 dicas em Garibaldi RS para os apaixonados por vinho

Atualizado: Jun 30

O enoturismo vem sendo cada vez mais explorado pelo turismo na região sul do Brasil. A cada pouco, surgem novas experiências incríveis e diferenciadas para atrair o turista.

Até porque as pessoas não viajam para essas regiões à procura do enoturismo somente para beber uma taça de vinho: elas querem algo a mais, que traga bem-estar e satisfação – e se estiver aliado a algum conhecimento, melhor.


E que bom que o mundo dos vinhos tem se renovado, afinal, viajar hoje em dia está muito vinculado a ter "experiências", e isso inclui hotéis, restaurantes, entre outras atrações no mundo afora que se tornam inesquecíveis justamente por esse "algo a mais".

Aqui no sul, temos uma região muito voltada para o enoturismo. Modéstia à parte, mas a região é linda mesmo e deve ser incluída no roteiro pelo sul do Brasil.

Neste post, vou deixar 3 experiências na cidade de Garibaldi, que fica na serra gaúcha, e está no roteiro do enoturismo da região.

Por que Garibaldi? Porque é uma cidade pacata, com um povo acolhedor, onde ainda é possível curtir uma experiência sem grandes tumultos do turismo de massa (e também porque sou apaixonada por essa cidade pitoresca da nossa serra, é verdade...).

Acesse o link e alugue seu carro em até 12 vezes!

Roteiro Cela da Cave: Vinícola Courmayeur

A liberdade inspira esse roteiro de enoturismo da Courmayeur Espumantes e Vinhos. Isto porque a degustação ocorre de uma maneira diferente do convencional. Os cinco rótulos para degustação são apresentados num passeio pela vinícola. 


Este tour, que podemos chamar de um passeio, é feito de uma forma leve e com surpresas pelo caminho. Inicia numa caminhada ao ar livre, em dois ambientes que inspiram liberdade, de onde é possível apreciar a vista da propriedade num mirante, embaixo de um gazebo, na sombra de um flamboyant.

Logo após passar pelos tanques da vinícola, que é a área industrial da propriedade, acontece o “gran finale”, na Cela da Cave, que é uma adega gradeada – algo totalmente inédito no mundo do enoturismo. 


Nesse post, você pode conferir mais detalhes e também saber da história da vinícola.


Experiência "Taça & Trufa": Cooperativa Vinícola Garibaldi

Já fizemos degustações de vinhos e espumantes em vários lugares, mas essa experiência "Taça & Trufa" da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi realmente surpreendente.

Uma taça de vinho, espumante ou prosecco combinado ao sabor de uma trufa frutada é uma explosão de sabores na boca.


E sem falar que as trufas que acompanham são da Devorata, marca muito conhecida na região. É uma história de amor aliada ao sabor único das trufas.


Essa degustação é guiada por um especialista da vinícola, e consiste na experimentação de 5 diferentes rótulos, harmonizados com diferentes sabores de trufas artesanais e exclusivas.

Nesse post, você pode saber mais detalhes e ler também sobre uma outra experiência incrível para até 8 pessoas na vinícola.


O tour Castelo Peterlongo - Vinícola Peterlongo


Uma experiência completa que inicia num tour pelo museu do Castelo Peterlongo, onde se preserva uma história de mais de 100 anos da vinícola que elaborou o primeiro espumante brasileiro. Na visitação, é possível ver os tanques, a cave subterrânea e a loja com os produtos da vinícola.


Depois de degustar vinhos e espumantes, a vivência se completa com a colheita das uvas nos vinhedos que cercam a propriedade.

Cada pessoa recebe uma cesta com tesoura de poda para colher a sua uva, e ainda leva consigo taça, gelo, balde, frios, geleias e torradinhas, além de espumante ou suco, para usufruir de um delicioso espaço com almofadas, no gramado ao lado da mansão. Experiência incrível, superdescontraída e informal.


Agora, vale salientar, o tour acontece o ano inteiro, mas a colheita da sua própria uva é somente de janeiro a março.

Nesse post, conto sobre outra experiência na vinícola e a história incrível da Peterlongo, que é conhecida por elaborar o primeiro espumante brasileiro, em 1913.

Espero que gostem das dicas, e se forem conferir, deixem seus comentários ou mandem um e-mail, vou adorar saber o que vocês acharam das experiências!


Garanta os melhores preços para o seu hotel na região nesse link

Ahhh, e eu não poderia deixar de citar essas duas ótimas dicas de hotéis pela região: o charmoso hotel Casacurta (post) e o moderno hotel Dall'Onder Ski (post).



E se tiver na dúvida de onde almoçar, jantar ou mesmo tomar somente um café com alguma delícia da região, leia esse post com duas dicas imperdíveis.



Aqui mais algumas dicas para conferir da Serra Gaúcha

Vindima Cooperativa Vinícola Garibaldi 2020: Degustação às Cegas

Vindima 2020: colheita e pisa da uva em Garibaldi

Tour Fascínios da Vindima em Bento Gonçalves

Garibaldi Vintage: uma volta ao passado

Tour Turístico tim-tim em Garibaldi RS

Turismo Rural em Gramado: Olivas de Gramado

Museu Geológico em Gramado- Geo Museu

Roteiro Otávio Rocha Vila Colonial no RS

Onde ficar em Otávio Rocha- Flores da Cunha

O primeiro bar com vinho encanado do Brasil se encontra em Bento Gonçalves RS

Vindima da Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos

Evento "É Tempo de Vindima 2020" em Flores da Cunha - RS


Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.

Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes