Gramado in Concert: festival internacional de música

Atualizado: Jun 27

Fomos a Gramado conferir a abertura do Gramado in Concert, festival internacional de música erudita, realizado de 7 a 15 de fevereiro.

É um evento que vem crescendo e se consolidando, já em sua sexta edição. Com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade e demais envolvidos, o Gramado in Concert se tornou um dos mais importantes eventos de música erudita do Brasil.

Praça das Etnias é palco de apresentações


Como funciona o Gramado in Concert


A proposta é incentivar a cultura e o turismo numa das mais belas cidades do Brasil. Através de apresentações totalmente gratuitas em vários lugares da cidade, o evento apresenta à comunidade e aos turistas grandes talentos do Brasil e de outros países, disseminando assim, a cultura da música erudita.

Como salientou o Maestro Linus Lerner: “Boa música alimenta a alma”.


Soprana mexicana Liliana Del Conde grande presença na abertura do Gramado in Concert

As atrações turísticas como Lago Negro, Praça das Etnias, Rua Coberta, Igreja do Relógio, entre outros locais, como o Hotel Serra Azul, e também eventos itinerantes não divulgados (para ter o efeito surpresa!), serão palco de grandes nomes e jovens talentos.


Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará

Imagina você estar caminhando pela cidade de Gramado e ser surpreendido com violinos, flautas, violoncelos, clarinetes, entre outros instrumentos que compõem uma orquestra, seu regente e lindas vozes de talentos vindos de diversos lugares? Nós podemos afirmar que é verdadeiramente emocionante!


Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará

O que nós queremos compartilhar com vocês é o nosso sentimento sobre esse evento. Pense que delícia aproveitar a linda cidade de Gramado, com todas as suas atrações, de forma bem tranquila, sem filas, sem congestionamento, com descontos da rede hoteleira, curtindo um clima ameno e toda a beleza da cidade e ainda poder ter acesso gratuito a eventos nacionais e internacionais que custam verdadeiras fortunas em países do primeiro mundo... não é demais?

Nós com certeza iremos voltar em todas as edições, pois é realmente um presente da cidade para todas as pessoas!

Reserve já o seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços

Orquestra Sinfônica de Gramado

Assim é o Gramado in Concert, uma mescla de cultura, atração turística e também pedagógica, pois esses talentos vêm para trocar experiências, assim como participar de oficinas e práticas conduzidas por uma equipe de professores, pianistas de renome nacional e internacional, entre eles solistas, músicos de grandes orquestras e professores universitários.


Jovens músicos da Estônia
Duo Stankov da Bulgária em apresentação no Hotel Serra Azul

Alugue seu carro pelo melhor preço em até 12 vezes


Bastidores do Gramado in Concert


Tivemos o privilégio de participar de um bate-papo informal com os grandes nomes envolvidos para realizar o evento: Alan John Lino, Secretário de Cultura, Leandro Serafim, Coordenador artístico e pedagógico e o Diretor artístico e grande maestro Linus Lerner.

O bate-papo, que durou cerca de 45 minutos, foi enriquecedor e só fez aumentar nossa admiração pelo evento.


Sendo uma cidade com muitos imigrantes europeus, este evento vem ao encontro das culturas da região, tendo em vista que a música erudita não é nativa do Brasil e mais difundida em outros países que incluem o velho continente. O grande desafio é tornar esse estilo de música atraente para mais regiões e outros estados, fazendo com que o público interessado em roteiros culturais se interesse também por uma programação qualificada e gratuita.


Um fato que vale a pena relatar é: a Orquestra Sinfônica de Gramado, hoje considerada a segunda maior orquestra do estado, teve o grande incentivo do Secretário de Cultura Alan, conforme constatou o Leandro, justamente numa época em que o projeto parecia muito ousado para uma cidade de apenas 30 mil habitantes, como Gramado. Este ano a Orquestra alcançou uma grande conquista: sua primeira turnê pela Europa, a ser realizada ainda em 2020. Não é o máximo isso, gente? E não é por um acaso que receberam este convite! A Orquestra, atualmente, é uma das grandes atrações do festival Gramado in Concert, com a regência do talentosíssimo Maestro Linus Lerner. É emocionante ver esta Orquestra formada por jovens talentos. São realmente merecedores!


Abertura do Gamado in Concert na Expogramado

Novidades para a cidade de Gramado


Já existe um projeto em andamento para a construção de um teatro com capacidade para até 1500 pessoas, mas o desafio agora é buscar parcerias na iniciativa privada para a consolidação do projeto.


Bate papo informal com os coordenadores do Gramado in Concert

Também já está em construção um multipalco com capacidade para até 300 pessoas, para receber alguns eventos do Natal Luz e tantos outros que enriquecem o circuito cultural e turístico de Gramado e da Região das Hortências.

Ficamos extremamente felizes e otimistas com essas notícias!


Maiores informações: http://www.gramadoinconcert.com.br/#/programacao

Nosso agradecimento a Insinder2comunicação, assessora de imprensa do evento, pelo convite.


Leia mais sobre as POLÍTICA DO BLOG.


Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes

Mais dicas para conferir da Serra Gaúcha

Vindima Cooperativa Vinícola Garibaldi 2020: Degustação às Cegas

Vindima 2020: colheita e pisa da uva em Garibaldi

Tour Fascínios da Vindima em Bento Gonçalves- experiência de colher a uva e fazer a pisa.

Garibaldi Vintage: evento imperdível em Garibaldi

Cooperativa Vinícola Garibaldi: Experiência "Taça&Trufa"

Hotel Dall'Onder Ski- dica de hospedagem em Garibaldi

Devorata - trufas artesanais em Garibaldi na Serra Gaúcha

Tour Turístico tim-tim em Garibaldi RS

Turismo Rural em Gramado: Olivas de Gramado

Museu Geológico em Gramado- Geo Museu

Roteiro Otávio Rocha Vila Colonial no RS

Hospedagem em Otávio Rocha- Flores da Cunha

O primeiro bar com vinho encanado do Brasil se encontra em Bento Gonçalves RS