• Cleo Araujo

Lisboa: onde ficar - dica de Airbnb bem localizado e com excelente custo benefício

Atualizado: Jun 30

De uns anos para cá, Lisboa se tornou um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Não é à toa. Lisboa vem se renovando e a cada ida, percebo as mudanças para melhor atender ao turista.

Parte histórica de Lisboa

De modo geral, os prédios com as fachadas antigas estão sendo internamente reformados, tornando-se apartamentos para temporadas curtas, disponíveis no site Airbnb. Este tipo de hospedagem tem uma relação custo x charme x benefício muito positiva. Afinal, nada como se sentir local e ter a sensação de ser um lisboeta por uns dias.

Fachadas dos prédios restaurados no Príncipe Real

Uma dica: se quiser aproveitar Lisboa, fique hospedado entre o Chiado, Baixo Chiado, Cais do Sodré e o Príncipe Real. Você vai ficar nos lugares mais turísticos, mas perto de metrôs, elevadores, elétricos, miradores, atrações e também vai ter a sensação de acordar e dormir no cenário que veio visitar.

Dessa vez, na minha busca, queria ficar no Príncipe Real. O bairro me conquistou durante uma outra passagem por Lisboa. O Príncipe Real possui excelente localização, é charmoso e oferece ótima gastronomia a uma curta distância.



A minha estadia com o Beto ( que me acompanhou na viagem) seria mais longa: queríamos curtir a cidade, conhecer lugares fora do roteiro turístico (não óbvios) e fazer bate-voltas sem ter que circular com malas. E lá fui, fazer a busca no Airbnb, atrás do que seria a hospedagem perfeita, que nos fizesse sentir parte da cidade.

A busca não foi longa no Airbnb. Logo que li a descrição do apartamento da Adriana & Adriano, carinhosamente chamado de Alcova.Homes, percebi que seria o lugar perfeito para ficar em Lisboa.


Sacada do Airbnb Alcovas.Home

Uma ótima avaliação, fotos de um apartamento renovado e com uma descrição de que o mais importante seria deixar os hóspedes confortáveis e se sentindo em casa me chamaram a atenção. Além disso, vi uma pegada sustentável, com produtos orgânicos, preocupação em reciclar e pagando salários acima da média aos colaboradores. Pronto, já amei de cara.

A experiência com Alcova.Homes (Airbnb)

É incrível como os prédios da parte histórica de Lisboa, à primeira vista, parecem decadentes. As fachadas são originais, muito antigas, mas por dentro a gente se surpreende, pois os apartamentos oferecem todo o conforto.


Fachada e rua do Airbnb Alcova.Homes

O nosso apartamento no Alcova.Homes, mais precisamente na Rua do Século, no bairro Príncipe Real, está localizado num desses prédios. A fachada não representa em nada o apartamento de 1 dormitório em que ficamos.

O apartamento foi recentemente reformado, numa decoração contemporânea, mas ao mesmo tempo com detalhes que não tiram o charme das construções antigas.

Sala do Airbnb Alcova.Homes

Desde a reserva, a comunicação com a Adriana foi perfeita. Ela sempre esteve disponível para auxiliar e esclarecer dúvidas.

O check-in foi simples, prático e sem burocracias. Na porta há um cofre com a chave, que é liberada após o envio da senha pela Adriana.

Subimos uma pequena escada até o primeiro andar, pois não possui elevador. O que não é nenhum problema, além de ser também muito comum nos prédios antigos em Lisboa (aliás, em quase todos os países da Europa!).

Degustando o vinho que é um mimo do Airbnb Alcova.Homes

O apartamento estava impecavelmente limpo. Há uma sala superiluminada e com uma daquelas varandinhas charmosas que são comuns nos prédios históricos de Lisboa.


Aiii...essas varandinhas delícia dos prédios antigos de Lisboa

A cozinha muito bem equipada, com utensílios para 4 pessoas, máquina de lavar louça, geladeira, micro-ondas, torradeira, cafeteira, fogão, enfim, tudo que precisávamos para um café da manhã e alguma refeição rápida, se quiséssemos preparar na acomodação.

Cozinha do Airbnb equipada para refeições rápidas

O quarto pequeno, mas que nos acomodou muito bem e o melhor: supersilencioso. Banheiro de ótimo tamanho – por se tratar de apartamento em prédio antigo, me surpreendi.



Deu para perceber a preocupação com produtos orgânicos logo na chegada. Produtos de higiene e limpeza naturais ou biológicos, como o café que gentilmente é oferecido como plus. Além de toalhas e lençóis de algodão orgânico, que proporcionam conforto na hora de dormir e no banho.

O wifi tem lá suas oscilações, mas no geral funcionou superbem.

Uma das coisas mais importantes numa hospedagem é conforto, além de limpeza e atendimento, e isso o Alcova.Homes da Adriana & Adriano tem de sobra.


Vale ressaltar que possui aquecedor no quarto e na sala, o que é essencial nos dias frios, e no banheiro há um secador de cabelos muito bom, diferente dos que encontramos pelos hotéis. Aliás, tenho bronca com aqueles secadores que você precisa ficar grudada numa parede para secar o cabelo porque o secador é preso por um fio (aff...).

Só temos elogios a Adriana, proprietária, pelo atendimento oferecido, pela sua preocupação em resolver qualquer eventualidade, pelas dicas, pelo vinho deixado como mimo e pela preocupação com a sustentabilidade. Ela tornou nossos dias perfeitos em Lisboa e recomendp a vocês, meus leitores, fazer uma pesquisa no Alcova.Homes, que tem outros imóveis pela cidade, para sua estadia em Lisboa.

O que vão encontrar perto do Airbnb Alcova.Homes no bairro Príncipe Real

Sua primeira hospedagem em Airbnb? Aproveite o desconto do blog de R$179,00 na primeira estadia.


Lisboa é uma cidade que pode ser explorada a uma curta distância. Em poucos dias é possível conhecer todas as suas principais atrações. O que torna tudo longe são as colinas. É conhecida como a cidade das 7 colinas, mas penso que pode ser até mais, pelo menos parece, hahahah!

Escadaria próxima ao Airbnb

O Príncipe Real é uma área sofisticada e famosa por ter mansões do século 19, próximo aos bairros mais centrais como Chiado, Baixo Chiado e Cais do Sodré.

Tempos atrás o bairro era mais frequentado por locais, mas com o surgimento dos apartamentos para locação temporária, os turistas também foram chegando.

O lugar tranquilo do lado da acomodação é a charmosa Praça do Príncipe Real, com seus bancos e sua linda Cedro, árvore com ampla sombra que mais parece um guarda-chuva.

Praça do Príncipe Real

O palácio Embaixada é outro atrativo bem próximo, e em frente à praça, em estilo mouro, há um pequeno shopping com designers locais e lojas conceito. Vale uma visita só pelo palácio em si.


Fachada do palácio Embaixada

O bairro também tem muitas lojas de antiguidades e galerias de arte pequenas.

Restaurantes não faltam na região, tanto que na própria rua do apartamento há alguns e a uma curta distância também é possível encontrar ruas superanimadas à noite, com vários restaurantes e bares.


Está com dúvidas sobre chip internacional? Leia esse meu post


O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, com seus 4 hectares de plantas provenientes de diversas partes do mundo, vale demais ser incluído no roteiro e fica a alguns poucos metros da acomodação.


Jardim Botânico, imperdível!

Está procurando passagem área? Acesse esse link para encontrar os melhores preços!


O transporte urbano é de fácil acesso. A estação mais próxima é a do Rato, que fica a uma distância de 10 minutos de caminhada, e o melhor: o caminho é plano e, por essa estação, é possível chegar até o Oriente (Comboios para outras cidades de Portugal) e até o aeroporto, com apenas 1 troca de estação pelo caminho.

Mas a melhor maneira de conhecer Lisboa é caminhando, mesmo com suas ladeiras que tornam a caminhada mais cansativa. Não tem outro jeito de desbravar as ruas e os muitos miradouros da cidade.


Rua do Século e seus encantos

O famoso elétrico que chega ao bairro é a linha 15, também uma opção para se locomover – pelo menos uma vez, afinal é imperdível a sensação de andar num dos meios de transporte mais antigos do mundo!

O Uber no bairro Principe Real é muito fácil e rápido. Táxis têm ponto fixo na Praça Príncipe Real. Se Uber for a sua opção de transporte, já vale salientar que os preços são relativamente acessíveis, principalmente para mais pessoas e a curtas distâncias. Não utilizamos táxi.

Não aconselho carro para se locomover por Lisboa: o estacionamento acaba sendo um pouco complicado. Para bate-voltas utilizando carros, o recomendado é devolver no mesmo dia.


Mas se for sua opção procure neste buscador que oferece os melhores preços e em até 12 vezes.


Os miradouros mais próximos são os famosos Jardim de São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina. Ambos ficam a uma curta distância, lembrando sempre das ladeiras. Do Jardim de São Pedro de Alcântara é possível ver um lindo amanhecer, ao lado do Elevador da Glória. E o Miradouro de Santa Catarina é famoso pelo seu pôr do sol – fica muito próximo do Elevador da Bica.


Jardim de São Pedro de Alcântara

Agora que já falei da nossa opção de hospedagem em Lisboa, além do bairro Príncipe Real, fica a dica para ler a minha postagem sobre outros bairros e Lisboa e o que oferece cada um. Sempre lembrando que a localização da hospedagem é muito importante num destino, pois ficar próximo das atrações da cidade economiza tempo e dinheiro para deslocamentos.

Lembrando também que um seguro saúde faz toda a diferença – nesse post fala mais a respeito.


Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com o desconto de 5% do blog: cupom CLEOEBETOPORAI5

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes

Se informe sobre a Política do Blog neste link