Turismo Rural em Gramado: Olivas de Gramado

Atualizado: Ago 4

Sou apaixonada por turismo onde vivencio o lado mais simples das cidades do interior. Este empreendimento me surpreendeu muito na minha visita.

São várias atrações que resgatam hábitos do estilo mais simples, história e essência de Gramado, que teve sua origem na linha Nova, mas com um toque de sofisticação que tornou o lugar ainda mais atraente.


Uma área de mais de 150 hectares, com uma plantação de oliveiras, com 6 diferentes espécies, que ainda não foram colhidas, pois demoram em torno de 9 anos, sendo sua primeira colheita para o próximo ano.


No momento é abastecida para sua produção de azeite por parcerias com outras propriedades da região.


O Olivas de Gramado é cercada por uma mata nativa acima do Cânion da Pedra Branca, onde o visual é simplesmente deslumbrante. Reúne pomar, horta orgânica, trattoria, empório com produtos exclusivos, olivicultura com visita à plantação de oliveiras e degustação sensorial do Azeite de Oliva da propriedade.

Está pensando em alugar um carro? Acesse esse link para o melhor buscador de preços e em até 12 vezes
Empresário Daniel Bertolucci

A 14 km do centro da cidade de Gramado, O Olivas de Gramado, sob comando do empresário Daniel Bertolucci, tem uma grande preocupação em mostrar ao turista que é possível reunir num mesmo lugar o turismo, mas ao mesmo tempo não deixar de ter os devidos cuidados para manter a preservação e cuidado com ecossistema.


O que achei super positivo, o empreendimento ter toda essa preocupação com a preservação ambiental, sendo 90 hectares de área de preservação permanente, monitoradas e com visitação por via de trilhas ecológicas, que estão sendo implementadas, mas com guias capacitados que tenham todo cuidado para que esta preservação continue.


Nesse post minha dica de hotel com custo-benefício e localização excelente em Gramado, e se preferir com vista para o Vale Do Quilombo tenho uma dica nesse post.


As experiências que vivenciei no Olivas de Gramado


Degustação sensorial do Azeite de Oliva no Olivas de Gramado


Um belo aprendizado da olivocultura nesta degustação. Desde o processo de produção, história e benefícios para a saúde. Degustamos azeites aromatizados com alguns sabores que foram novidades para mim. É impossível não adquirir alguns dos muitos sabores exclusivos do Olivas de Gramado, depois dessa experiência sensorial. Dica: produtos só são comercializados na propriedade.

Azeitólogo João Lima

Quem deu essa verdadeira aula, foi o azeitólogo português João Lima, que com seu sotaque português, vindo de terras luzitanas, deu um show de sabedoria e simpatia.


Entre várias dicas que deu, achei bem interessante a de que o azeite não adere às paredes de um copo ou outro recipiente, é sinal de que é de má qualidade. Produto bom, conforme o João, é denso e encorpado.

Degustei infusões de limão siciliano, bergamota e baunilha, pimenta calabresa, ervas de provence, alho, canela. Confesso que foi difícil escolher qual o melhor, mas vá preparado para sair de lá com alguns, porque é impossível resistir aos azeites do Olivas de Gramado.



Tour pela propriedade do Olivas de Gramado


Tour iniciou pela plantação de oliveiras e foi guiado pelo proprietário em um ônibus exclusivo para o passeio.

Vista do mirante

Passamos pelos mirantes, horta orgânica, arvores frutíferas, viveiro de plantas e um espaço destinado para o piquenique. Não tive sorte com o tempo nesta hora, estava chuviscando, o que não possibilitou viver esta experiência como ela realmente merecia. Mas uma foto da vista de um dos mirantes consegui captar numa parada. Mesmo com o clima não estando favorável, deu para ter uma ideia da beleza da vista do mirante.


Visita a Fazendinha do Olivas de Gramado

Uma fazendinha completa no Olivas de Gramado, com casa do colono, capela, estufa entre outras pequenas casas construídas com todos detalhes de uma fazenda de verdade com diferentes arquiteturas, e muito bem detalhadas e decoradas.

Confesso que foi difícil desapegar do tamanho encanto que senti pelo cuidado com que foi elaborada esta fazendinha, isso que sou adulta. Fiquei imaginando o quanto esta experiência na fazendinha do Olivas de Gramado deve encantar as crianças.


Vi animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos, cabras, galinhas. Foi difícil selecionar as fotos para mostrar por aqui, porque tudo era impecavelmente lindo.

Aproveite nesse link para alugar o seu carro em até 12 vezes


Trattoria do Olivas de Gramado


A gastronomia tem um destaque na propriedade Olivas de Gramado. Só a vista já torna a refeição inesquecível. Sem falar no conceito "Farm to Table", trazendo a mesa produtos da região e cultivados na horta da propriedade.

Vista do restaurante

Aqui entra a outra proposta do local muito salientada pelo proprietário, resgate do sabor das origens da cidade com pratos simples, mas deliciosos e com uma apresentação mais sofisticada, mas não perdendo a rusticidade.


Servido entre 11h30 e 15:00, não necessita de reserva, onde provei o Menu Raízes que oferece uma sequencia de massas deliciosas, carnes, polenta da Nonna na tábua e frita, além da sopa de capelleti. Não como carnes, mas gentilmente foi feito um tortei delicioso com molho de manteiga e sálvia que estava divino. Aliás, só se ouvia pela mesa muitos elogios ao sabor dos pratos servidos.

Para quem optar pelo piquenique, são oferecidos produtos para proporcionar uma bela experiência. Essa ainda vou retornar para poder degustar, até porque adoro um piquenique.

Está indeciso em adquirir um seguro viagem internacional? Leia esse post para tirar suas dúvidas.

Empório do Olivas de Gramado


No empório são oferecidos produtos coloniais desde queijos, embutidos, geléias, sucos naturais entre outros produtos, como cosméticos orgânicos produzidos com azeite de oliva exclusivos para o Oliva. E claro a grande estrela da propriedade, o azeite de oliva.

Posso afirmar que é uma atração imperdível para quem for a Gramado, reserve pelo menos um dia para ir com calma e ter essa vivência enriquecedora, num lugar que com certeza vai ser inesquecível.


A visita foi realizada a convite da agência Insider2.comunicação.

Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.


INFORMAÇÕES:

Horário: das 10h às 19h todos dias da semana, exceto quartas-feiras

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808- Linha Nova- Gramado RS

Ingresso: A partir de R$30,00 (crianças de 4 a 11 anos e idosos) e R$60,00 (público em geral)

Moradores locais tem preço diferenciado (consulte pelos canais que vamos passar)

Transporte do centro de Gramado até o local, saiba mais no site do Olivas de Gramado.


Leia mais sobre Gramado

Mais dicas para conferir do Rio Grande do Sul:


Enoturismo: 3 dicas em Garibaldi RS para os apaixonados por vinho


Onde comer em Garibaldi e no Vale dos Vinhedos


Vindima Cooperativa Vinícola Garibaldi 2020: Degustação às Cegas


Vindima 2020: colheita e pisa da uva em Garibaldi


Conheça o templo Budista em Três Coroas RS


Tour Fascínios da Vindima em Bento Gonçalves- experiência de colher a uva e fazer a pisa.


Garibaldi Vintage: evento imperdível em Garibaldi


Cooperativa Vinícola Garibaldi: Experiência "Taça&Trufa"


Hotel Dall'Onder Ski- dica de hospedagem em Garibaldi


Devorata - trufas artesanais em Garibaldi na Serra Gaúcha


Tour Turístico tim-tim em Garibaldi RS


Museu Geológico em Gramado- Geo Museu


Roteiro Otávio Rocha Vila Colonial no RS


Hospedagem em Otávio Rocha- Flores da Cunha


O primeiro bar com vinho encanado do Brasil se encontra em Bento Gonçalves R



Aproveite para organizar sua viagem com os links abaixo, assim você ajuda a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso.


Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro

Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes