Restaurante Ponto Final, Almada - vistão de Lisboa e pôr do sol único


Sobre Almada

Almada está situada na margem sul do rio Tejo e é um dos lugares para se ter uma bela vista de Lisboa, principalmente no entardecer.

Olhando das margens do rio Tejo de Lisboa, podemos ver a estátua do Cristo-Rei (erguida em 1959) do outro lado da ponte 25 de Abril, que é uma das maiores referências da cidade.

Vista da cidade de Lisboa

Muitos portugueses e até imigrantes optam por morar do lado de lá, mesmo tendo suas vidas profissionais em Lisboa, justamente porque Almada oferece um custo de vida mais atraente.

Em séculos passados, Almada foi um local de veraneio, muito procurado pela corte, e ainda hoje é possível ver casas nobres que foram conservadas desde aquela época.

Atualmente, Almada é uma cidade que mantém seu crescimento em função da inauguração da Ponte 25 de Abril sobre o Tejo, facilitando o acesso entre as duas margens do rio.

Mas, Almada não vive só em função da capital, Lisboa, onde trabalha grande parte dos seus moradores: embora pequena, é uma cidade com vida própria, famosa pela sua gastronomia.

Sem dúvidas, um local que vale um bate-volta para quem está na capital.

Calçadão de Almada

E é da gastronomia e do pôr do sol de um lugar muito especial em Almada que vou falar nesse post.

Restaurante Ponto Final em Almada, Lisboa

O Ponto Final é um pequeno restaurante à beira-rio, com um deck relativamente grande e com uma vista fantástica de Lisboa. Monumentos e jardins que vão desde Belém até o Parque das Nações são possíveis de ver desse lugar. Famosíssimo pela sua culinária portuguesa – e com razão. Pelo que provei, a comida é simplesmente fantástica.

A melhor maneira para chegar ao restaurante Ponto Final é pegando um barco que une as duas margens, saindo do Cais do Sodré, em Lisboa, rumo a Cacilhas. Esse trajeto pode ser feito usando o cartão Viva Viagem, sobre o qual falei a respeito nesse post.

Interior do barco que faz a travessia entre Lisboa e Almada

A travessia é rápida e em menos de 10 minutos se chega na outra margem. Chegando, basta seguir o calçadão às margens do Tejo em direção à Ponte 25 de Abril. 10 minutos depois, você chegará ao restaurante Ponto Final – claro que isso vai depender das paradas para as fotos, pois o caminho merece, com certeza. Lembrando que é interessante dar uma circulada pelo calçadão, antes de seguir a margem até o restaurante, pois há outras opções gastronômicas também, mas a minha dica é: vá até o Ponto Final, pois, além da ótima comida, terá a vista e o pôr do sol mais incríveis de Almada.

Passarela que leva até o Restaurante Ponto Final

De um lado, no caminho, você verá galpões em estado de demolição com ares industriais e seus grafites, e do outro, as águas do rio Tejo. No meio, uma passarela que por si só já é um passeio e faz parte do programa, com uma vista incrível da Ponte 25 de Abril e todo o cenário da cidade de Lisboa.

Deck do Restaurante Ponto Final

O restaurante Ponto Final é literalmente o fim dessa travessia, com suas mesinhas amarelas que avançam deck adentro.

Imagine o sol descendo por trás da ponte, as luzes de Lisboa se acendendo devagar, dando um colorido alaranjado e lindo ao céu... é uma experiência inesquecível.

Fachada da parte interna do Restaurante Ponto Final

Dica: dependendo da época (fui em fevereiro), os restaurantes costumam fechar entre o almoço e o jantar. O horário ideal para curtir o pôr do sol é às 19h, quando o restaurante reabre.

Não fiz reserva, mas dependendo da época é fundamental, pois lota bastante. A volta do último barco em direção a Lisboa é 1h20 da madrugada. Portanto, não tenha pressa e usufrua desse lugar com calma, vale muito a pena.


Informações sobre o Restaurante Ponto Final:


Endereço: Rua do Ginjal, 72, Almada, Portugal

Telefone: +351 21 276 0743 (confirme horário de funcionamento antes de ir)

Horários: fechado terça-feira. Quarta-feira a domingo: 12h30 às 16h e 19h às 23h


Sou daquelas que não deixa de incluir a visita a um parque durante as viagens, e se isso for o seu estilo também, este post é para você.
Lembrando que um seguro saúde faz toda a diferença – nesse post falo mais a respeito.

Sempre que tiver alguma dúvida, mande um recadinho que estou disponível para ajudar no que estiver ao meu alcance.



Programe sua viagem com meus parceiros:


Aproveite para organizar sua viagem com os links abaixo, assim você ajuda a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso.



Passagens com buscador Skyscanner


Encontre seu hotel no Booking


Viaje conectado e com chip entregue em casa


Faça sua cotação Seguro

Viagem com os melhores preços garantidos


Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes



Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.