Seguro Viagem : qual a importância e benefícios

Atualizado: Jul 16

Da mesma maneira que escolho cuidadosamente meu destino, hotel, companhia aérea, programação, aluguel de carro, enfim, tudo que envolve uma viagem, também preciso lembrar que imprevistos podem acontecer.

Nada como viajar tranquilo! Segurança é importante e não podemos pensar que somos inatingíveis.



O seguro internacional é obrigatório?

O recomendado é que você nunca viaje sem seguro viagem, porém, existem países onde esse item é exigência, logo, só é permitida a entrada mediante comprovação da contratação.

Um exemplo são os países da Comunidade Europeia após a assinatura do Tratado de Schengen (acordo feito pelos países europeus que determina algumas regras para o turismo no continente), que exigem que o seguro viagem cubra assistência médica e hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros.

Reserve já o seu hotel e garanta os melhores preços

Podem até não pedir a comprovação do seguro viagem no seu desembarque, mas é um risco desnecessário não ter o comprovante com este valor mínimo. E para que correr esse risco, não é mesmo?


Aqui o melhor preço em até 12 vezes para alugar o seu carro
Viaje tranquilo e curta suas férias com segurança

Regras do Tratado de Schengen

Para fins turísticos, alguns países, como o Brasil, estão isentos de vistos para circular pelas fronteiras dos países do tratado de Schengen.

O visto é válido por até 90 dias, ou seja, a passagem é livre desde que os requisitos sejam cumpridos. E um deles é justamente possuir um seguro viagem para a Europa, válido para os países integrantes do acordo. Não esquecendo que o passaporte tem que ter pelo menos três meses de validade. Para informações a respeito do passaporte, veja no site Portal Consular.



Também importante verificar o tipo do seu visto. O motivo da viagem pode exigir uma documentação diferente e aqui estou me referindo como sendo o motivo lazer/turismo.

Importante salientar que além disso, nem todos permitem que você retorne para a área Schengen se sair dela, mesmo que ainda esteja dentro do período de 90 dias! Portanto, informe-se antes de sair e evite surpresas.

Estas e outras informações podem ser conferidas neste site.

Lista dos países que fazem parte do Tratado de Schengen:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Quais territórios dos membros da área Schengen o tratado não vigora?

Em algumas situações, pode acontecer de um país solicitar um retorno do controle de fronteiras, normalmente por motivo de segurança.

Para não comprometer o país e nem a área Schengen como um todo, o tratado não vigora no território em questão. É o caso da Heligolândia na Alemanha, Gronelândia e ilhas Faroé na Dinamarca, Livigno na Itália, Monte Athos na Grécia, Svalbard na Noruega e todos os territórios ultramarinos na França.

Outros países que precisam de seguro viagem

Lembrando mais uma vez, mesmo que o seguro viagem não seja obrigatório no seu destino, ainda assim é importante viajar tranquilo.

Mas alguns países o consideram tão importante que acabam exigindo a comprovação logo na entrada, mesmo fora do Tratado de Schengen. É o caso, por exemplo, de Cuba, Venezuela, Coreia do Sul e de vários países no Oriente Médio, como Afeganistão e Irã.

Por isso fique atento e não se esqueça de fazer uma longa pesquisa sobre o lugar para onde deseja viajar, afinal, ninguém quer despesas em outra moeda, o que pode acarretar um belo prejuízo na viagem. Economize pesquisando hotéis, aluguel de carro e passagens aéreas, mas não deixe de viajar com seu seguro viagem.


Como contratar um seguro viagem?

Sou afiliada ao Seguro Promo por achar a melhor opção para comparar preços e planos que se encaixam melhor nas minhas viagens.



Para contratar é fácil: só você informar para onde quer ir, colocar a data de saída e pronto, a Seguro Promo informa as melhores seguradoras e garante os melhores preços.

E o bacana, que qualquer dúvida que você tiver, pode conversar com eles por chat, o que é muito importante!


Além dos descontos no site você pode deixar seu seguro viagem mais barato ainda, utilizando um cupom de desconto. Com o cupom CLEOEBETOPORAI5, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem.


Espero que este post tenha ajudado a esclarecer dúvidas quanto ao seguro viagem. Estou sempre disponíveis para ajudar dentro do que estiver ao meu alcance.


Será que adquiro chip internacional para viagem?

Se tiver com essa dúvida acesse este link para ler a minha opinião a respeito.




Aproveite para organizar sua viagem com os links abaixo, assim você ajuda a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso.


Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro

Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.